1 de ago. de 2009

Ato Falho : Amadurecemos ?



Mafalda, a menina mais questionadora do mundo, e consequentemente a mais tagarela, não é brasileira como muita gente imagina. Ela é argentina, bem, seu pai o é. Quino ( Joaquim Savador Lavado), que a criou em 1964 como conteúdo de tirar, mas que rapidamente ganha publicação em livros (foram mais de 10 livros com centenas de tiras). Em 1974, o autor recusa-se a desenhar novas tiras e em 1977 torna-se a personagem principal da Edição Internacional da Campanha Mundial da Declaração dos Direitos das Crianças, assim como as edições em outros país. Em 1982 Quino é eleito pelos seus colegas de todo o mundo Desenhista do Ano e como tal, preside o jurado do Salão Internacional de Humorismo de Montreal, Canadá. No Brasil se publicam somente três livros de Mafalda, uma menina de apenas 6 anos de idade e vive em Buenos Aires, que odeia sopa e o racismo e se preocupa com a política.

MAFALDA
Primeira aparição
: 29 de Setembro de 1964.
Sobrenome
: Quino nunca o mencionou, mas em uma das tiras, nas quais a sua professora corrige um desenho dela, depois do nome da Mafalda, aparece a letra M.
Idade
: 6 anos em 1964; 8 no último livro.
Características
: seus comentários e idéias refletem as preocupações sociais e políticas dos anos 60.Filha de uma típica família da classe média argentina, a Mafalda representa o anticonformismo da humanidade, mas com fé na própria geração. O que mais odeia é a injustiça, a guerra, as armas nucleares, o racismo, as absurdas convenções dos adultos e, obviamente, a sopa. As suas paixões são os Beatles, a paz, os direitos humanos e a democracia.
Álbum de família
: pai, mãe e um irmão, o Guille. Tem pelo menos uma avó, à qual mandou um cartão postal depois de umas férias.
Fonte:www.mafalda.net

Nenhum comentário: