6 de ago. de 2009

Cartazes - Sessão da Tarde


Sim, são aqueles inesquecíveis filmes que, sempre quando tinha algum feriado nacional, passavam no plim-plim, e por incrível que pareça muitos deles já haviam passado também nos melhores cinemas longe da sua cidade.
Comecemos por O pássaro azul, um filme que transborda magia. Lembro da versão com a Shirley Temple e que é de 1940 (!!!), o cartaz dar ênfase a passagem dos irmãos pelo barco das encarnações, quando observam as crianças felizes (ou não) por terem que viajar ao encontro dos seus futuros pais. O ar fantasioso do castelo ao fundo ajuda a enriquecer atmosfera lúdica da obra. Outra versão é a de 1976 e era estrelado por Elizabeth Taylor, Jane Fonda e Ava Gardner, o pôster é tão belo e esteticamente bem distribuído que é difícil comparar as duas obras.

As sete faces do Dr. Lao (1963) é outra pérola das tarde globais e também outro cartaz que aproveita cada centímetro para expor as situações que ocorrerão na trama. Temos os principais em primeiro plano e os secundários nas bordas, como se fosse uma pequena estória em quadrinho.

Fúria de Titãs (1881) foi um épico sobre a mitologia grega cercada de astros hollywoodianos por todas as partes. Porém, outras grandes atrações eram as criaturas, (como Pégasus e o Minotauro) e são eles que ficaram em primeiro plano no cartaz. O elenco, bem, parece os indicados a alguma categoria do Oscar.

Elvira, a rainha das trevas (1988) poderia ter um cartaz melhor, ou mais underground, como sua inesquecível protagonista. Não sei, a idéia da Elvira ser uma nova Joana D´arc é meio contraditório.

Irmão Sol e irmã Lua, teve dois cartazes, mas esse foi bem mais ousado, ponto para o sempre comportado Franco Zeffirreli (Romeu e Julieta) ao escolher uma cena chave (a renúncia de Francisco) para compor esse cartaz.

O Clube dos cinco (1985), E.T (1982) e Robocop (1987) também escolheram cenas chaves para compor seus pôsteres. Lembrando que o cartazes d´O clube dos cinco é muito parecido com o d`O massacre da serra elétrica II (que é de 1986). Ironia? Não, foi proposital. O cartaz de Robocop por muito tempo figurou entre os melhores já produzidos, não entendo, é uma foto!

O cartaz de Procurando Susan desesperadamente (1985) é muito bem feito, aparentemente parece uma capa da revista Nova, mas tem um ar de rebeldia e o nome propositadamente inserido de lado amplia a idéia de “figuras tachada” das personagens.

Por fim, o clássico dos clássicos da Sessão da Tarde; A Lagoa azul (1980). O cartaz original parece a capa de uma Sabrina. É a cara de uma Sabrina! possui até um resumé abaixo, mas dificilmente um artista conseguiria desenhar uma musa como a Brooke Shields, linda. É, realmente, pra que a lagoa? Abaixo o cartaz do DVD, poético.






Nenhum comentário: