31 de mai. de 2009

Os Cartazes - Originalmente Almodovar

“Quando preparo a promoção de meus filmes tento fazer com que a publicidade participe deles, que ela se torne uma criação artística. Do contrário, não teria qualquer vontade de fazer isso.” Já dizia o diretor espanhol Pedro Almodóvar. E assim ele não só conseguia e consegui divulgar seus filmes como promove a criação de algumas, por que não dizer, obras-primas do mundo gráfico voltado para a sétima arte. Daqui a alguns meses será lançado o filme Stripped down, um policial com ótimas referencias (diretor e elenco), mas no quesito originalidade do pôster... Não precisamos dizer nada, o filme ao lado; Tacones Lajanos (ou De salto alto, aqui no Brasil), já fala por si.
Em 2008 o jovem Alexandre Borba, escolheu com tema do seu trabalho de especialização em Design Gráfico a análise dos cartazes dos filmes Entre Tinieblas (Maus Hábitos, 1983), Tacones Lejanos (De Salto Alto, 1991)e Hable con Ella (Fale com Ela, 2002). O primeiro cartaz é de Ivan Zulueta e os dois últimos de Juan Gatti, sendo a foto de Fale com ela, de Peter Lindbergh. Diz Borba sobre o cartaz de De salto alto;
“A forma do sapato remete à mulher, ao universo feminino e a algumas características a ele atribuídas, como delicadeza, sensualidade, erotismo, fragilidade e vaidade. A pistola é um objeto mais associado ao universo masculino e está ligada à violência, brutalidade, crime, morte — ela agrega a dimensão masculina ao feminino. No cartaz, a pistola é o salto do sapato. O salto é a base do sapato. Assim, simbolicamente, vemos um conjunto onde masculino e feminino, em sua oposição, se complementam. Essa relação simbólica de opostos presente na construção desse objeto fornece índices sobre o que o filme mostra no caso, uma personagem que comete um assassinato com uma pistola: uma mulher vaidosa, bonita que, entretanto, é capaz de um ato de violência como o homicídio. Essa mesma contraposição mulher-arma foi utilizada, em 2007, na elaboração de um dos cartazes criados para o filme Planet Terror, parte da dupla produção Grindhouse, dirigida por Robert Rodriguez e Quentin Tarantino. A imagem do grande sapato-pistola remete ao Surrealismo, por sua natureza irreal e absurda.
As cores fortes já se tornaram um signo almodoviano, não só nos cenários , mas nos cartazes, talvez como representação das próprias personagens que predominantemente são fortes e destemidas. Com o conclui Borbas em seu trabalho; "Todos os filmes de Pedro Almodóvar têm características particulares, ainda que haja aspectos comuns a todos eles, conferindo unidade à obra do autor. O mais marcante deles — durante o que se poderia classificar como uma primeira fase da carreira do diretor — é a abordagem que ele faz das ações humanas impulsionadas pelo desejo. A história da madre superiora que dedica todas as atividades do convento à satisfação pessoal de sua redimida preferida é uma entre diversas tramas nas quais o homem é movido a atos desesperados em busca da realização de suas paixões."
O novo filme do diretor "Los abrazos rotos", teve pré-estreia em Cannes, mas aqui só em novembro. O cartaz tem um quê de influência warholiana, que segundo alguns especialistas é uma grande referencia para Almodovar, será?

Nenhum comentário: