
Em 2008 o jovem Alexandre Borba, escolheu com tema do seu trabalho de especialização em Design Gráfico a análise dos cartazes dos filmes Entre Tinieblas (Maus Hábitos, 1983), Tacones Lejanos (De Salto Alto, 1991)e Hable con Ella (Fale com Ela, 2002). O primeiro cartaz é de Ivan Zulueta e os dois últimos de Juan Gatti, sendo a foto de Fale com ela, de Peter Lindbergh. Diz Borba sobre o cartaz de De salto alto;
“A forma do sapato remete à mulher, ao universo feminino e a algumas características a ele atribuídas, como delicadeza, sensualidade, erotismo, fragilidade e vaidade. A pistola é um objeto mais associado ao universo masculino e está ligada à violência, brutalidade, crime, morte — ela agrega a dimensão masculina ao feminino. No cartaz, a pistola é o salto do sapato. O salto é a base do sapato. Assim, simbolicamente, vemos um conjunto onde masculino e feminino, em sua oposição, se complementam. Essa relação simbólica de opostos presente na construção desse objeto fornece índices sobre o que o filme mostra no caso, uma personagem que comete um assassinato com uma pistola: uma mulher vaidosa, bonita que, entretanto, é capaz de um ato de violência como o homicídio. Essa mesma contraposição mulher-arma foi utilizada, em 2007, na elaboração de um dos cartazes criados para o filme Planet Terror, parte da dupla pro
dução Grindhouse, dirigida por Robert Rodriguez e Quentin Tarantino. A imagem do grande sapato-pistola remete ao Surrealismo, por sua natureza irreal e absurda.
As cores fortes já se tornaram um signo almodoviano, não só nos cenários , mas nos cartazes, talvez como representação das próprias personagens que predominantemente são fortes e destemidas. Com o conclui Borbas em seu trabalho; "Todos os filmes de Pedro Almodóvar têm características particulares, ainda que haja aspectos comuns a todos eles, conferindo unidade à obra do autor. O mais marcante deles — durante o que se poderia classificar como uma primeira fase da carreira do diretor — é a abordagem que ele faz das ações humanas impulsionadas pelo desejo. A história da madre superiora que dedica todas as atividades do convento à satisfação pessoal de sua redimida preferida é uma entre diversas tramas nas quais o homem é movido a atos desesperados em busca da realização de suas paixões."
As cores fortes já se tornaram um signo almodoviano, não só nos cenários , mas nos cartazes, talvez como representação das próprias personagens que predominantemente são fortes e destemidas. Com o conclui Borbas em seu trabalho; "Todos os filmes de Pedro Almodóvar têm características particulares, ainda que haja aspectos comuns a todos eles, conferindo unidade à obra do autor. O mais marcante deles — durante o que se poderia classificar como uma primeira fase da carreira do diretor — é a abordagem que ele faz das ações humanas impulsionadas pelo desejo. A história da madre superiora que dedica todas as atividades do convento à satisfação pessoal de sua redimida preferida é uma entre diversas tramas nas quais o homem é movido a atos desesperados em busca da realização de suas paixões."
O novo filme do diretor "Los abrazos rotos", teve pré-estreia em Cannes, mas aqui só em novembro. O cartaz tem um quê de influência warholiana, que segundo alguns especialistas é uma grande referencia para Almodovar, será?
Nenhum comentário:
Postar um comentário