5 de jun. de 2010

Insight Cinematográfico


Enfim te vejo! - enfim posso,

Curvado a teus pés, dizer-te

Que não cessei de querer-te,

Pesar de quanto sofri.

Muito penei! Cruas ânsias

Dos teus olhos afastado

Houveram-me acabrunhado,

A não lembrar-me de ti!

Não! Não é Gonçalves Dias diante de sua amada Ana Amélia. Sou eu, apropriando-me do poema Ainda uma vez, Adeus, tentando explicar a minha satisfação diante de alguns filmes que eu sempre quis assistir e estou tendo a oportunidade de ver.

Tudo começou quando comprei a edição especial da Bravo sobre Os 100 filmes essenciais. Ao perceber que ainda não tinha assistido nem a metade daquelas maravilhosas obras tive um dos maiores insight da minha histórica vida cinéfila – Porque não assisti-los ?!

Já há algum tempo venho agradecendo a Nossa Senhora dos Download Gratuitos pelos filmes que tenho zipados da net. Até então, tinha me comportado como todo respeitado cinéfilo que teve acesso aos melhores filmes mundiais através da Sessão da Tarde e do Cinema em Casa; fui atrás dos meus filmes de infância, entre eles: O pássaro azul, As sete faces do Dr. Leo, A lagoa azul, Monty Python, O corcel negro, dentre outros.

Posteriormente, aqueles que eu sempre quis assistir, mas... não passaram na Sessão da tarde, dos quais: Querelle, Teorema, Bonitinha, mais ordinária, Pretty Baby, Toda nudez será castigada, e muito outros. Foi então que eu percebi que estava deixando os clássicos de fora, e me perguntei; - E Cidadão Kane? Se é considerado um dos mais (se não o mais) importante filme dentre milhares, porque eu ainda não o assisti ? E os filmes do Fellini, do Godard, Buñuel, Bergman, do Glauber Rocha?

Percebi que fui um cinéfilo quieto, acomodado, que absorveu apenas um cinema popular ou “arrasta-quarterão” como se falava antes. Num primeiro momento, sem culpa alguma, pois só tinha como opção os filmes que passavam nas sessões citadas. Num segundo momento, com mais possibilidade nas videolocadoras, mas essas também não tinham muitas opções de “clássicos’ ou “filmes-cabeça”. E este terceiro momento ou estação, na qual estou saindo da caverna dos “filmes efêmeros” e caminhando de encontro às obras fílmicas que influenciaram gerações e ainda influenciam muitos cineastas mundo afora. Estou indo de encontro aqueles filmes que a revista SET tanto discorria nas suas fascinantes matérias e que eu sabia que um dia iria encontrá-los.

Enfim te vejo! - enfim posso,

Curvado a teus pés, dizer-te

Que não cessei de querer-te

Mas vamos por parte. Alguns dos filmes "essenciais" da Bravo já faziam parte da minha lista. São estes:

Nenhum comentário: