7 de jun. de 2009

Mitos e Lendas

Em 1774, o escritor alemão F. W. Goethe publicou o poema Prometheus, um pequeno poema (apenas oito estrofes), mas que fez muito sucesso na época, na qual lançava o grito de guerra do Prometeu redivivo contra a supremacia de Zeus, algo que poderia ser interpretado como a própria proposta do grupo Sturm und Drag (que posteriormente falarei mais). O titã descrito por Goethe não aceita mais venerar o supremo Zeus, dizendo ser a divindade invejosa e inservível por que em mais nada ajuda o Homem. Ele sim, liberto da vassalagem divina, iria doravante criar outros homens que, em tempo, viriam ser iguais a ele. Esses novos homens não teriam mais nenhum compromisso com a devoção aos deuses, seriam totalmente livres.

Encobre o teu céu, ò Zeus/de vapores de nuvens!/e ensaia, como um rapaz/que decapita cardos./As tuas artes em carvalho e cumes!/A minha terra, essa/eens de deixar-ma,/E a minha cabana,/que não cosntruíste,/e o meu Lume,/cujo fogo/me invejas./Nada mais pobre eu conheci, ó deuses do que vós próprios./Apenas vos nutris/de sacrifícios e de preces,/dedicados a vossa majestade./Morreríeis de fome se não fossem/as crianças, os loucos, os mendigos/que vivem de ilusões.

Quando eu era menino/e nada conhecia,/ao sol se erguiam meus sentidos olhos/como se lá houvessem ouvidos que escutassem meus lamentos/,e um coração tivesse igual ao meu/capaz de consolar a minha angústia.

E quem contra insolênciada turba dos titãs me auxiliou?/Quem me salvou da morte/e me impediu a escravidão?/Não foste tu meu coração somente/ardendo numa chama inextinguível?/Jovem e ingênuo eu tudo agradecia/àquele que no céu dorme na ociosidade.
Como prestar-te honra?/ Mas por que?/Deste jamais alívio aos oprimidos?Já enxugaste as lágrimas/dos que são infelizes?/Formei um homem,mas um homem afinal/que só se curvaperante o Tempo e o Fado/que são tão meus senhores como teus.


Pensaste tu talvez/que poderia desprezar a vidae ao deserto fugir/porque nem todos os meus sonhos floriram?
Aqui estou./Homens faço segundo a minha imagem,/Homens que serão logo iguais a mim./Divertem-se e padecem,/gozam e choram mas não se renderão aos poderosos/como também eu nunca me rendi!

Prometeu foi um titã da mitologia grega que roubou o fogo (a sabedoria e a ciência) dos céus. Por isso, foi punidos por Zeus com o castigo de ficar encadeado a uma rocha, onde uma águia diariamente lhe bicava o fígado, porém, diariamente seu corpo iria também se regenerá e o sofrimento torna-se-ia eterno. Essa sina foi teatralizada pela primeira vez por Ésquilo, no século V a.C, aprimorando (ou criando) o mito da eterna insatisfação humana com seu destino(Prometeu será aquele que tenta construir o seu próprio destino sem aceitar interferência divina).

Nenhum comentário: